APRESENTAÇÃO
O livro, publicado em 2024, é uma narrativa visual sensível e crítica construída a partir de vivência da artista com a paisagem do bairro Porto — berço histórico da capital mato-grossense. Com fotografias autorais e poemas delicadamente tecidos a partir das memórias relacionais, há um mergulho poético nas feridas abertas pela degradação do patrimônio histórico, muitas vezes invisibilizadas pelo olhar cotidiano. Os versos, impressos em páginas translúcidas, fundem-se às imagens, criando camadas de sentido entre o visível e o poético.
Ao registrar casas, muros e terrenos abandonados, a artista denuncia o apagamento da memória coletiva e o abandono do patrimônio arquitetônico, ambiental, material e imaterial. Para isso, intervém nos espaços fotografados com objetos cotidianos e afetivos — elementos pessoais que instauram pequenas cenas e ressignificam os lugares. Becos, portas amarradas, troncos cortados e paredes em ruínas tornam-se cenários de resistência e afeto.
A sobrecapa do livro traz, de um lado, a série Caixas de Luz, em que objetos domésticos são dispostos como relíquias em pequenos oratórios contemporâneos. Do outro lado, um mapa interativo localiza os pontos fotografados e traz QR codes que levam o público a um aplicativo com imagens atuais dos locais e que permitem a exploração dos registros ao longo do tempo, um videoarte e um depoimento de moradora do bairro do Porto, conectando memória e tecnologia para além das páginas do livro. O livro conta com audiodescrição. A curadoria e projeto editorial do livro foram realizados por Eder Ribeiro, artista que reside em atualmente em São Paulo, mas que morou em Cuiabá em sua juventude.
Porto Cuiabá é mais do que um livro: é um convite à reflexão sobre pertencimento, deslocamento e identidade. Uma obra construída a partir do olhar de uma artista “pau rodado”, migrante do Sul que, há 36 anos, fincou raízes na curva do rio, em Cuiabá e transformou suas vivências em arte e a memória em resistência.
A publicação deste livro de artista é pelas editoras Alter Edições e Carlini & Caniato Editorial. Curadoria e editoração Este livro foi produzido com o recurso do edital de seleção pública 03/2022 - Viver Cultura Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.
Back to Top